Posts recentes

10 diferenças entre ir a um restaurante no Brasil e nos Estados Unidos

Acompanhe nossas atualizações: novos posts com dicas para você toda semana!

As principais diferenças entre ir a restaurantes no Brasil e nos Estados Unidos

Sempre que recebemos amigos ou familiares brasileiros por aqui, relembramos algumas diferenças que existem entre países no que diz respeito a comer em restaurantes. Fica aqui a dica para vocês:

waiter1) Garçom dedicado a sua mesa

No Brasil qualquer garçom, em geral, pode te atender. Nos Estados Unidos todo restaurante tem um garçom dedicado à área onde sua mesa se encontra. Mesmo que você acabe abordando algum outro garçom, e ele pare para ouvir o seu pedido, ele dirá que irá chamar o seu garçom para vir falar com você.

 

KidsMenu.gif

2) Kids Menu

Em quase todos os restaurantes americanos existe um menu infantil que vem impresso no formato de um descanso de pratos, junto com desenhos para colorir e outras atividades. E as crianças em geral sempre recebem um set de giz de cera coloridos, para se entreterem durante a refeição.

3) Serviço rápido, mais do que deveria…

A partir do momento em que você e seus acompanhantes sentam para comer, tudo tende a acontecer bem rápido. O garçom em geral aparece rápido para tirar o seu pedido de bebidas, em seguida o pedido de pratos e…muitas vezes, quando você ainda está saboreando sua refeição, eles aparecem para perguntar se vocês querem alguma sobremesa e muitas vezes já deixam a conta na sua mesa. Isso é um aspecto que nos incomoda muito. Nos faz sentir pressionados para comer logo e liberar a mesa para um novo grupo. No Brasil em geral você pode ficar um bom tempo na sua mesa, curtindo seus amigos, mesmo sem estar constantemente pedindo algo a mais para comer e beber!

4) Tamanho das porções

Prepare-se para se surpreender. É assustador o tamanho das porções americanas. No início, tivemos que ser super cuidadosos para não engordarmos. Em geral, acabamos cozinhando muito em casa para evitarmos estar sempre indo a restaurantes, e nos habituar a comer tudo em demasia. Muitas vezes os aperitivos são do tamanho de um prato principal brasileiro. O prato principal pode facilmente ser dividido entre duas pessoas. E cuidado com as sobremesas, em geral são gigantes e super doces em geral.

5) A conta

Temos ouvido de nossos amigos que ultimamente almoçar em um restaurante comercial tem custado por volta de R$40 por refeição. E no caso de restaurante mais tradicionais, para jantares, por exemplo, uma refeição pode facilmente custar R$100 por pessoa. Esses dados são relacionados a restaurantes em São Paulo, e acreditamos que o custo deve variar de estado para estado, mas definitivamente ilustram como tem ficado caro comer fora no Brasil. Certamente o cenário é bem mais amigável nos Estados Unidos. Alguns exemplos (custo por pessoa, não considerando que os pratos seriam divididos):

  • Uma refeição em um restaurante de rede como CheesecakeFactory, Outback ou BJ’s, por exemplo, custará por volta de U$25 por pessoa.
  • Uma refeição típica de almoço comercial, na cafeteria da empresa, ou em alguma Delicatessen local, em geral custa entre U$8 – U$12.
  • Restaurantes mais sofisticados terão preço um pouco mais salgado por refeição, mas em geral, come-se bem gastando entre U$30 – U$50 por refeição.

 

tip

6) A gorjeta

Nos Estados Unidos a gorjeta não é adicionada a conta, mas é esperado que você adicione uma gorjeta. Case pague com dinheiro em espécie, em geral após lhe darem o troco é esperado que você deixará a gorjeta dentro do folder onde veio a conta. Caso pague com cartão de crédito, no recibo que você tem que deixar assinado virá um campo para você preencher com o valor da gorjeta. Por um lado isso é legal pois incentiva os atendentes a serem super atenciosos e diligentes. Por outro, os padrões americanos são de gorjeta entre 15% e 20%, acima dos 10% padrões no Brasil.

takehomebox

7) Quentinha

A comida do restaurante está deliciosa, mas você não conseguiu comer tudo? No Brasil, pedir para embrulharem o restante em uma quentinha não é uma prática comum, né?! Nos Estados Unidos é comum e praticamente esperado. Então não tenha vergonha e aproveite para fazer de uma refeição duas ou até três (afinal, alguns pratos americanos são tão grandes que valem por várias refeições!).

8) Horário de jantar

Tendo vindo do Brasil, você está provavelmente acostumado a chegar por volta das 8h30pm – 9pm para começar a jantar em um restaurante. Uma diferença discrepante entre os dois países está no horário de jantar. No EUA, com exceção de algumas cidades, o horário típico é por volta das 6-7pm, sendo que muitos restaurantes servem jantar apenas até as 9pm. No início, passamos alguns apertos ao tentar jantar após as 9pm e não encontrarmos nenhum restaurante aberto. Agora, já nos adaptamos!

9) Horário de almoco

Almoço em geral acontece religiosamente entre 12pm-1pm, e muitos não servem mais almoço após as 2pm.

brunch.jpg

10) O típico brunch americano

Um programa típico americano aos domingos é o de comer brunch, geralmente servido em vários restaurantes, tanto os que são especializados em café da manhã quanto restaurantes tradicionais. Brunch é o termo para uma refeição que combina café da manhã e almoço, e o horário típico para esse tipo de refeição é entre as 10am e as 2pm. Em geral, inclui pratos típicos de café da manhã americano como panquecas, omeletes e torrada francesa. Além disso, servem-se sanduiches e saladas. Uma bebida bem famosa de brunch é a Mimosa, uma mistura de champagne com suco de laranja. Yum!

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Escreva aqui o seu comentário