Posts recentes

3 dicas que valem ouro: Como aumentar as suas chances de conseguir um emprego nos EUA

Acompanhe nossas atualizações: novos posts com dicas para você toda semana!

dicas que valem ouro sobre como conseguir emprego nos Estados Unidos

 

Recentemente, publicamos um artigo discutindo como construir um curriculum vitae para o mercado americano. Nesse artigo ressaltamos alguns números que ilustram muito bem o quanto o mercado de trabalho pode ser competitivo.

Mas não se desanime. Muitas pessoas conseguem se suceder, e você também pode. É importante entender como esses processos funcionam e, além de se preparar para eles, procurar maneiras de se diferenciar.

Nesse artigo discutimos algumas abordagens muito eficientes que podem lhe ajudar a conseguir o emprego dos seus sonhos nos EUA.

linkedin

Tenha um perfil completo e estrategicamente configurado no Linkedin

Uma das ferramentas mais populares para busca de pessoas qualificadas nos EUA é o Linkedin, usado por pelo menos 90% dos recrutadores. É imperativo que você tenha um perfil que se destaque. Aqui vão algumas dicas:

  • Primeiramente, não deixe de colocar uma foto e procure usar uma foto com aparência profissional, ao invés de casual.
  • O headline, ou o título que aparece no seu perfil, também é extremamente importante. Procure descrever no título não apenas o seu emprego, ou o que faz no momento, mas inclua também que valor você agrega.
  • O resumo, ou summary inicial, é onde o algorítmo do Linkedin busca por palavras-chave, então procure preencher essa sessão com essas palavras de impacto, relacionadas a sua área de expertise. Procure também incluir fatores que lhe diferenciem, como prêmios que recebeu, e dados mensuráveis sobre a sua performance.
  • Não deixe de atualizar sua localização no Linkedin, para sua cidade atual nos Estados Unidos. Isso aumenta as chances de ser encontrado para empregos locais.
  • É também muito importante aumentar o número de conexões que você possui no Linkedin. Pelo menos 300 são recomendadas, e quanto mais conexões locais você tiver, maior as chances de conseguir ser encontrado em buscas. Caso não conheça muitas pessoas, procure dentre as pessoas com as quais esteja conectado(a) quais são as conexões que eles possuem, e não tenha receio de pedir para ser apresentado virtualmente a contatos que sejam relevantes para você. Outra boa maneira de conseguir conexões é se associando a grupos existentes no Linkedin, relacionados a sua área.
  • Conseguir recomendações e “endorsements” também lhe traz credibilidade (não esqueça de pedir para quem escrevê-las o fazer em inglês, caso sejam gerentes ou colegas de empresas onde trabalhou no Brasil).
  • Vale a pena também estar sempre ativo, atualizando e criando posts com conteúdo profissional no seu perfil, o que faz com que o seu perfil tenha mais popularidade.
  • Recomendamos o livro abaixo para mais dicas como as que compartilhamos sobre perfil no Linkedin: Linkedin Marketing: An Hour a Day (autora: Viveka von Rosen).

 

Networking-Stock

Frequente eventos de networking

Outra ferramenta para quem está buscando emprego, extremamente importante, é procurar por grupos de networking locais e ir a seus eventos. Durante esses eventos há a chance de você encontrar pessoas da indústria onde você possui expertise e quem sabe uma delas pode te indicar para a empresa onde trabalha, ou até se tornar seu(sua) chefe. Recomendamos o “Network after work“, uma instituição que organiza tais eventos, em várias localizações. Outro website que recomendamos é o Meetup, que cria um ambiente de formação de grupos de pessoas com mesma afinidade ou área de experiência.

 

upwardlyglobal

Procure fazer parte do programa da Upwardly Global, focado na recolocação profissional para imigrantes qualificados

Aqui vai a dica mais preciosa desse artigo! Existe nos EUA uma organização não governamental, chamada Upwardly Global, que tem como missão eliminar barreiras para que imigrantes qualificados consigam emprego nos EUA. Eles fornecem, gratuitamente, uma série de treinamentos em relação a como preparar curriculum, como se preparar para entrevistas, entre outros. Além disso, selecionam um mentor para você, que irá dedicar uma série de horas lhe ajudando durante todo o seu  processo de busca de emprego. Por fim, eles também possuem um sistema de referências, através do qual podem lhe indicar para certas vagas de emprego. Para fazer parte desse programa há alguns requisitos: entre eles o candidato deve possuir diploma de nível superior e visto de trabalho.

Esse artigo, como mencionamos anteriormente, faz parte de uma série de artigos que estamos compartilhando, relacionados a Mercado de Trabalho nos EUA. Não deixe de ler também nossas dicas sobre como construir um curriculum vencedor para o mercado americano.

 

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

1 Trackback / Pingback

  1. 5 maneiras eficazes de ganhar dinheiro online nos Estados Unidos – Americanizei

Escreva aqui o seu comentário