Posts recentes

Aprenda como Funciona o Sistema Escolar Americano

Acompanhe nossas atualizações: novos posts com dicas para você toda semana!

Aprenda como funcionam as escolas e o sistema educacional nos Estados Unidos.

Um dos aspectos mais importantes em relação à mudança para os Estados Unidos, para quem tem filhos, é em relação a como dar continuidade à sua educação, já que a estrutura educacional tem algumas diferenças em relação à brasileira. Além disso, é importante entender como determinar quais são as melhores escolas e como colocar seus filhos nelas.

O sistema escolar americano é significativamente diferente do brasileiro, então vale a pena entender as diferenças. Esse artigo tem por objetivo relatar como funciona o sistema educacional por aqui.

school-budget

Como é gerenciado e financiado

O controle do curriculum assim como do investimento feito no sistema educacional permanece no nível do Estado (e não federal). Cada Estado tem seu próprio Departamento de Educação que define as verbas e regras para as escolas locais. Além disso, as escolas públicas recebem verba tanto do Estado quanto do Condado local onde estão localizadas.

De maneira geral, o controle das escolas publicas é feito primariamente pelo distrito local, que possui um “school board”, um grupo de pessoas eleitas pelos habitantes locais e/ou pelo Estado, que determina regras e é responsável por garantir que as escolas seguirão as normas impostas pelo Estado.

school-curriculum

Como é estruturada a grade de ensino

As escolas geralmente são organizadas em 3 categorias: Elementary school (kindergarten e 1th – 5th grade), Middle school (6th – 8th grade) e High School (9th – 12th grade). As crianças iniciam sua vida escolar no kindergarten, ao redor dos 5 anos de idade.

Para quem quer ou precisa iniciar as crianças na escola antes do Kindercare, existem opções privadas como daycares e preschools (clique aqui para ler mais sobre essas opções).

O ano letivo começa no meio de Agosto e termina no início de Junho. Em geral o ano letivo tem 180 dias. Existem vários breaks ou períodos de férias ao longo do ano letivo. As paradas típicas são:

  • Semana de Tranksgiving: 4a semana de Novembro
  • Semana entre Natal e Ano Novo
  • Winter Break: uma semana em Fevereiro ou Março
  • Spring Break: uma semana em Março ou Abril (em geral por volta da época de Páscoa)
  • Summer Break: por volta de 10 a 11 semanas entre Junho e Agosto.

Após término do high school, o próximo passo é iniciar uma universidade ou college. Tipicamente, os cursos universitários duram ao redor de 4 anos. Mas estudantes tem a opção de ir a um community college (também conhecido como “junior college”) por 2 anos, antes ou ao invés de iniciar uma universidade. Quando você vai a um community college, você recebe um “Associate’s degree”, título que pode ser usado para conseguir equivalência de créditos para o equivalente a dois anos de um curso universitário. Quando você completa uma universidade, você recebe um Bachelor’s degree.

Como identificar boas escolas para matricular seus filhos

O sistema educacional até o final do high school é público. Existem escolas privadas, mas em geral as escolas públicas são muito boas e não há necessidade de arcar com as altos custos do ensino privado.

Mas há variação na qualidade das escolas públicas, e por isso é muito importante fazer uma boa pesquisa e procurar morar nas regiões onde estão as melhores escolas, porque a escola pública onde as crianças irão estudar depende da localização da residência da família.

Existem websites que publicam os rankings de todas as escolas públicas como o GreatSchools (http://www.greatschools.org/).

university

Como entrar em uma universidade após o ensino básico

Vários fatores são considerados pelas universidades para seleção de novos estudantes:

  • High School GPA: O GPA (Grade Point Average) é uma pontuação que reflete a performance geral do aluno durante o high school. Durante o high school, o aluno recebe uma nota final para cada matéria que é determinada pelas letras A a F (A sendo a melhor nota e F a pior). Para o cálculo do GPA um número é atribuído para cada nota (A=4, B=3, C=2, D=1, F-0). Então são somados os valores respectivos as notas de todas as materias cursadas e em seguida são divididos pelo número de materias cursadas durante o colegial. Assim o GPA é determinado.
  • Participação em atividades extra curriculares: também costuma-se ser considerado o número e tipos de atividades extra corriculares do aluno durante o colegial (ex. times atléticos, grupos filantrópicos, atividades voluntárias em geral)
  • Pontuação no SAT/ACT: em geral no último ano do colegial os alunos devem fazer um exame chamado SAT (Scholastic Aptitude Test) ou ACT (American College Testing). Cada universidade tem um critério em relação a pontuação mínima no SAT/ACT que o estudante tem que ter para poder entrar nela.
  • Redação: muitas universidades também costumam pedir ao aluno que escreva uma redação como parte do processo de aplicação para entrada.
  • Entrevista: e como se não bastasse, uma entrevista pessoal pode também fazer parte do processo seletivo.

Estrutura de Ensino das Universidades

Os estudantes universitários são chamados “undergraduate students” enquanto estão cursando. A especialidade na qual pretendem se formar é chamada de “major”. A maioria dos cursos ministrados em faculdades são semestrais, e geram um número específico de créditos (varia em geral entre 1 a 5 créditos por matéria). Todos os programas universitários tem um requerimento mínimo de créditos para o estudante poder graduar. Em geral os primeiros 2 anos da faculdade são compostos de alguns cursos básicos que todos os alunos devem fazer, e após esse período eles podem selecionar matérias eletivas até completarem o requisito de créditos mínimo para graduar.

Um aspecto muito interessante sobre os cursos universitários nos EUA é que alunos podem alterar sua decisão de qual “major” vão querer obter ao final do curso universitário. Isso é bem legal pois muitas vezes jovens, quando iniciam um curso universitário, não tem ainda certeza de que essa é a especialização que irão querer ter pelo resto da vida. Então lhes dá flexibilidade de mudar de idéia. Mas em geral por volta do 3º ano de faculdade eles tem que tomar uma decisão. O título que se obtem ao final da faculdade é chamado Bachelor’s degree.

Especializações após conclusão do nível universitário (bachelor), como mestrado e doutorado, são chamados graduation courses (e os estudantes “graduate students” or “grad student”).

Escreva aqui o seu comentário